SCRATCH DAY LATAM 2023

Scratch é uma comunidade e um ambiente de programação que permite que as pessoas se expressem por meio de projetos e de modo criativo. Com o Scratch é possível criar jogos, animações, histórias e muitos mais a patir dos conceitos da computação criativa. A computação criativa permite desenvolver habilidades que unem o pensamento lógico ou computacional e o processo criativo. 

O Scratch Day Latino-americano (LATAM) é organizado pela comunidade de Aprendizagem Criativa latina e acontecerá junto a feira maker mexicana. Neste ano o tema é feira latina. Para os falantes do português temos a Sala 4 com o subtema Feira Brasileira. 

 

INSCRIÇÕES

O evento é gratuito e a inscrição foram até o dia 11 de maio. O site está em espanhol, mas o formutário de inscrição está também em português. Veja o vídeo abaixo caso tenha alguma dúvida de como se inscrever. 

Para ver como foi o evento acesse o site https://scratchdaylatam.org/ ou clique no botão abaixo:

Sobre a sala em português

O evento conta com 3 horas de criação com Scratch plugado, ou seja, usando o computador e desplugado, sem o computador. Nas atividades desplugadas podemos usar materiais diversos e que temos em casa. O evento começará às 12 horas devido ao horário do México e terminará às 15 horas. Você pode entrar a qualquer momento e ficar o tempo que desejar. O encontro será online e realizado na plataforma zoom. Veja o vídeo de como instalar o zoom de forma gratuita. Faça a instalação com antecedência.

Se você perdeu o evento ainda é possível criar suas atividades Scratch. Veja a gravação da Sala em Português.

Time brasileiro do Scratch LATAM 2023

A sala em português do Scratch Day LATAM é organizada pela equipe do Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, o CyRoS, por meio do Núcleo Vertentes de Aprendizagem Criativa da RBAC e por parceiros.

Materiais sugeridos

Veja a lista de materiais que você pode utilizar durante a oficina

Para o scratch desplugado, você pode imprimir, se preferir o material fornecido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa para a atividade Minha História em Blocos disponível no link https://scratchbrasil.org.br/recurso/minha-historia-em-blocos/

Sobre a feira maker mexicana

A participação do CyRoS UFSJ e do Núcleo Vertentes de Aprendizagem Criativa da RBAC como organizador da sala português é um convite do grupo LCL Latino-americano (Learning Creative Learning) coordenados por Vónica Estrada por meio do projeto Edukreativos

Para a Maker faire, no dia 12 de maio, o CyRoS irá apresentar a atividade Scratch com Literatura Desplugado.