Kits desenvovlidos na disciplina Robótica Educacional aplicada à Educação Inclusiva

Como forma de conscientização e capacitação de recusros humanos sobre a temática de inclusão, foram oferecidas duas disciplinas eletivas para o curso de Engenharia Elétrica da UFSJ: Robótica Educacional aplicada à Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas. Diversos kits e materiais foram desenvolvidos para educação inclusiva como trabalho final da disciplina como os mostrados na foto. Projetos coordenados pelos professors Eduardo Bento e Marco Antônio.

 

 

Maquetes táteis para deficientes visuais

O projeto de peças feitas em impressora 3D para maquetes táteis é coordenado pela professora Silvia Ventorini e utilizado para se trabalhar noções espacias com alunos com deficiência visual. Na foto ao lado os alunos do Instituto São Rafael, localizado na cidade de Belo Horizonte, são incentivados a montarem a representação 3D da própria escola usando miniaturas dos prédios impressas em 3D. As peças possuem ímãs em suas bases que se fixam na estrutura metálica da planta baixa da escola.

 

 

Arduvox – Sistema de audiodescrição para deficientes visuais

O projeto Arduvox consiste em um Sistema de audiodescrição de baixo custo baseado em Arduino. O Sistema gera sons, pré-gravados, ao acionamento de sensors. Para maquetes audiovisuais, os sensors utilizados são do tipo botão, de modo que o deficient visual possa encontrá-lo pelo tato. Porém, diversos tipos de sensores podem ser utilizados, como sensores de presença que estão sendo utilizados para o projeto de obras táteis para o Museu Regional de São João del-Rei.

 

 

CyRoS Quiz – Interface de baixo custo para jogos educativos usando o programa Scratch

Treinamento de memória e resposta motora a estimulos audiovisuais são trabalhado com esta interface. A mesma utiliza a placa Arduino para se comunicar com o computador no qual o programa Scratch for Arduino está instalado. Este programa gratuito permite o desenvolvimento de jogo e, em especial, jogos de memória e pergunta e resposta. Os botões coloridos podem ser dispostos em qualquer ordem e arranjo sobre uma mesa.

 

 

CyRoS Drum – Interface de baixo custo para jogos musicais usando o programa Scratch

  Esta é uma interface analógica feita com sensors piezo elétricos de baixo custo (aproximandamente R$ 1,00) e materiais alternativos como MDF e EVA. O Sistema faz interface com o programa Scratch utilizando uma placa Arduino e permite medir intensidade da batida em cada Pad (sendo seis no total). Além de jogos de pergunta e resposta, é possível se estimular habilidades motoras de coordenação e força.

 

 

Kit para alfabetização e desenvolvimento lógico de alunos com dislexia

  Este kit de peças de plástico projetados em programa gratuito (123D) e impressos em 3D foi inspirado nos exercícios de ligar pontos presentes na Apostila da Sociedade Brasileira de Dislexia. Os mesmos dão uma noção tridimensional para os exercícios da apostila, permitindo ainda a construção de letras e figuras. Os mesmos são utilizados nas aulas do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CEREI).

 

 

Kit para Ensino de automação para alunos com deficiência visual

 

Este kit foi desenvolvido de modo a permite uma opção de Ensino de automação (ao nível técnico ou graduação) para alunos com deficiência visual. O mesmo é composto por um Sistema de tanques interligados que simulam uma planta industrial. Foram utilizados materiais de baixa custo como motobombas de lavadoura e aquários. A interface mostrada na parte inferior da foto é feita utilizando a placa Arduino, um Sistema de audiodescrição e botões com legenda em Braille impressa em 3D. Para este Sistema foi contratado o serviço de uma empresa especializada em móveis para se fazer uma mesa-plataforma apropriada para suportar o peso do maquinário.

 

 

Módulo Euler para Ensino de operações matémáticas básicas para deficientes visuais

O módulo Euler é um Sistema de Ensino de operações básicas de matemática para deficient visuais que conta com resposta em Braille (discos verdes nas fotos impressos em 3D), audiodescrição e cartões do tipo RFID com numeração em autorelevo.

 

 

Módulo Euclides para Ensino de geometria para deficientes visuais

O modulo Euclides é um Sistema com estimulos táteis e visuais para Ensino de geometria. Cada botão ao lado da figura aciona descrições das mesmas. O módulo também pode ser usado no modo jogo contendo perguntas e respostas.

 

 

Jogo de dança com Kinect adaptado a pessoas com deficiência

O uso do Kinect para desenvolvimento motor e de atividades físicas para alunos com Síndrome de Down e sobrepeso foi explorado com a criação deste jogo. A primeira versão possui movimentos básicos (em contraposição aos jogos tradicionais do xbox). São movimentos de dança com membros inferiores e superiores os quais o usuário deve realizer livremente. Projeto coordenado pela profa. Andréa Guimarães.

 

 

Módulo musical para uso com o programa Scracth para treinamento multisensorial da memória

 

Este módulo basea-se no conceito de partituras e execução de músicas básicas. O mesmo possui uma placa Arduino que serve de interface para o programa Scratch. Nele o usuário deve tocar notas seguindo a execução de uma partitura. Foram usadas músicas folclóricas como base. Vários estimulos são trabalhados.

 

 

Kits TecnoArte

 

Foram desenvolvidos vários módulos e aulas utilizando a combinaçaõ de arte com tecnologia como o mostrado na figura ao lado. Neste modulo os alunos são incentivados a aprender formas geométricas como as mostradas no trenzinho (contextualizando com a Maria Fumaça presente na cidade) e também com a lógica de programação usando programas visuais com o DuinoBlocks for Kids. Neste kit os alunos podem programar a cancela e o semáforo.

 

 

Kits de robótica educacional – Robô CyRoS Lizard

 

Foram desenvolvidos vários kits de robótica de baixo custo como o UAI-Le, o Lizard (foto ao lado) e outros. Estes kits utilizam sucatas e peças feitas na impressora 3D. Eles são utilizados nas aulas realizadas no Laboratório de Extensão em Robótica Educacional (LEROE). São turmas que atendem alunos com Síndrome de Down, Transtorno do Aspecto Autísta, TDAH, Dislexia e outros.

 

 

Luva para tradução de Código LORM

 

A luva de tradução de Código LORM foi proposta por alunos da engenharia elétrica e desenvolvida no Laboratório de Sistemas cibernéticos (LASCI). A mesma foi objeto de dois depósitos de patente, um utlizando um Sistema de bobinas magnéticas e outro utilizando ferrogel (fruto de uma ITI fomentada neste projeto). Projeto coordenado pelo prof. Eduardo Bento.

 

 

Módulo de telecomando sem fio para braço robótico

 

Este modulo consiste em um shield Arduino contend uma unidade inercial e um Sistema de comunicação sem fio que permite monitorar movimentação de membros para controle de braço robótico a distância ou moitoramento de movimentos para pacientes em fisioterapia. O mesmo é uma evolução de um trabalho de mestrado realizado no PPGEL e foi obtido como resultado de duas ITI fomentadas neste projeto.

 

 

Mão robótica com controle por eletromiografia e sensors de flexão

 

Projeto de um Sistema de controle para mão robótica de baixo custo utilizando com desenvolvimento de um Sistema de eletromiografia e sensores de flexão..

 

 

Exoesqueleto – braço robótico

 

Projeto e construção de um exoesqueleto robótico para uso industrial e inserção de pessoas com deficiente motora no Mercado de trabalho. O mesmos consiste em um amplificador de força que utiliza motores de conrrente continua e inversores de frequência. Este trabalho é resultado de duas dissertações de mestrado e de uma ITI fomentada por este projeto.

 

 

Instrumento para automação do protocol de Cerny

 

Este projeto é coordenado pelo prof. Márico Falcão e é resultado de uma dissertação de mestrado. O desenvolvimento do protótipo contou com o apoio de duas ITI fomentadas neste projeto. O Sistema permite um monitoramente sem fio da marcha de pessoas em fisioterapia.