Liga de Empreendedorismo e Inovação do CyRoS

A liga Inova CyRoS, com sede no Campus Santo Antônio da UFSJ, reune alunos e professores dos da UFSJ e é parte das ações, projetos e programas do Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas, CyRoS. Sendo fundada em abril de 2021 pelos alunos Daniel, Lucas, Marcus Vinícius, Natália e Rafael, sob coordenação dos professores Eduardo Bento Pereira e Warlley de Souza Sales dentro da 1a edição do programa VUEI. A equipe contou com a colaboração também com os professores Teresa Cristina Bessa Nogueira Assunção, Eduardo Moreita Vicente, Silvan Antônio Flávio e José Tarcísio Assunção.

“O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) executada pela Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora (Dice) e tem por objetivo:

    • apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais;
    • Promover a aproximação entre o mercado e a academia;
    • Estimular a criação de projetos e negócios inovadores que envolvam ciência e tecnologia dentro das IES; 
    • Despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade de alunos da graduação e pós-graduação;
    • Aumentar o número de professores com conhecimento de metodologias de ensino do empreendedorismo.” 

Conheça mais aqui.

Ações atuais e time atual

Em 2023, a Liga Inova CyRoS foi um dos 53 times selecionados para participar da 2a Edição do programa VUEI, representando o Campus Santo Antônio da UFSJ e agora sob coordenação dos professores Eduardo Bento Pereira e Teresa Cristina Bessa Nogueira Assunção. A liga é representada nesta edição do VUEI por seis alunos bolsistas de Ciência, Tecnologia e Inovação sendo eles: Alisson Fialho Mafia (Eng. Mecânica), Caique Mateus dos Santos (Eng. Elétrica), Diego Gomes Machado (Eng. Elétrica), Letícia Augusta Oliveira Rocha (Eng. de Produção), Oscar Pinto´da Silva Neto (Eng. Elétrica) e Syrio Ignatios Dias Da Silva (Eng. Elétrica).

As ações da Liga para este programa VUEI se dividem em 4 grandes objetivos:

FOMENTAR A CULTURA EMPREENDEDORA E DE INOVAÇÃO NO CAMPUS E ESCOLAS DA REGIÃO

DAR SUPORTE TECNOLÓGICO A PROJETOS E EMPREENDIMENTOS PARA EMPRESÁRIOS, ARTÍSTAS E ARTESÃOS

FORTALECER O ECOSSISTEMA LOCAL SE INTEGRANDO A AÇÕES EXISTENTES COMO O HUB DE INOVAÇÃO

AMPLIAR O AMBIENTE DE INOVAÇÃO FORMADO PELO C-PROH