Vertentes em Casa

A ação Vertentes em Casa faz parte do programa de Extensão Vertentes criativo: integrando educação e cultura como bases de interação dialógica para a aprendizagem criativa. (PIBEX-UFSJ) e surge da necessidade de oferecer atividades de aprendizagem criativa remotas para alunos de escolas públicas do Município de Tiradentes, MG, no contexto da pandemia. O projeto foi uma iniciativa do Instituto Vertentes  responsável pela articulação logística e o contato com a Escola Municipal Padre Lourival e com os pais.

Foram oferecidas 12 oficinas semanais, de 1 hora de duração, utilizando a plataforma Zoom e o celular, com o objetivo de trabalhar o pensamento criativo e, quando possível, habilidades sócio-emocionais e conteúdos da BNCC. Para os projetos, foram utilizados materiais que compuseram uma caixinha mão na massa, enviada aos participantes considerando os protocolos de saúde.

Cada oficina contava com uma temática idealizada para proporcionar atividades que pudessem incentivar a criatividade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo que permitindo um aprendizado em pares por meio do contato com os colegas de escola em um momento síncrono.

Fotos dos projetos criados pelos alunos eram enviados para o grupo do whatsapp dos responsáveis para registro. Este grupo servia também para enviar mensagens informando qual conjunto de materiais da caixa eles deviam separar e disponibilizar para os alunos utilizarem (a sau escolha) a cada semana.

O desenho das oficinas segue a abordagem da Aprendizagem Criativa desenvolvida pelo equipe do professor Mitchel Resnick, coordenador do Laboratório Lifelong Kindergarten, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Esta abordagem visa um aprendizado mais significativo e criativo, utilizando elementos do construcionismo e respeitando as individualidades e paixões de cada criança.

Lista de oficinas

1 – O que eu quero ser?

2 – Salvando o planeta

3 – Fábulas geométricas

4 – InsetoLED em casa

5 – Videoclip de bonecos

6 – Orquestra maluca

7 – Cidade do futuro

8 – Cesta dos desejos

9 – Minha turminha

10 – Nossa histórinha

11 – Caça ao tesouro

12 – Oficina de Criação livre

 

Oficinas elaboradas por: Bruno Toledo, Hugo Andrade, João Paulo, Lucas Resende e Tarcísio Melo, sob orientação dos professores Eduardo Bento e Marco Antônio Alvarenga.

Equipe do Instituto Vertentes: Ralph Justino e Lidia Vale