Kits desenvovlidos na disciplina Robótica Educacional aplicada à Educação Inclusiva
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Como forma de conscientização e capacitação de recusros humanos sobre a temática de inclusão, foram oferecidas duas disciplinas eletivas para o curso de Engenharia Elétrica da UFSJ: Robótica Educacional aplicada à Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas. Diversos kits e materiais foram desenvolvidos para educação inclusiva como trabalho final da disciplina como os mostrados na foto. Projetos coordenados pelos professors Eduardo Bento e Marco Antônio. |
Maquetes táteis para deficientes visuais
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O projeto de peças feitas em impressora 3D para maquetes táteis é coordenado pela professora Silvia Ventorini e utilizado para se trabalhar noções espacias com alunos com deficiência visual. Na foto ao lado os alunos do Instituto São Rafael, localizado na cidade de Belo Horizonte, são incentivados a montarem a representação 3D da própria escola usando miniaturas dos prédios impressas em 3D. As peças possuem ímãs em suas bases que se fixam na estrutura metálica da planta baixa da escola. |
Arduvox – Sistema de audiodescrição para deficientes visuais
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O projeto Arduvox consiste em um Sistema de audiodescrição de baixo custo baseado em Arduino. O Sistema gera sons, pré-gravados, ao acionamento de sensors. Para maquetes audiovisuais, os sensors utilizados são do tipo botão, de modo que o deficient visual possa encontrá-lo pelo tato. Porém, diversos tipos de sensores podem ser utilizados, como sensores de presença que estão sendo utilizados para o projeto de obras táteis para o Museu Regional de São João del-Rei. |
CyRoS Quiz – Interface de baixo custo para jogos educativos usando o programa Scratch
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Treinamento de memória e resposta motora a estimulos audiovisuais são trabalhado com esta interface. A mesma utiliza a placa Arduino para se comunicar com o computador no qual o programa Scratch for Arduino está instalado. Este programa gratuito permite o desenvolvimento de jogo e, em especial, jogos de memória e pergunta e resposta. Os botões coloridos podem ser dispostos em qualquer ordem e arranjo sobre uma mesa. |
CyRoS Drum – Interface de baixo custo para jogos musicais usando o programa Scratch
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Esta é uma interface analógica feita com sensors piezo elétricos de baixo custo (aproximandamente R$ 1,00) e materiais alternativos como MDF e EVA. O Sistema faz interface com o programa Scratch utilizando uma placa Arduino e permite medir intensidade da batida em cada Pad (sendo seis no total). Além de jogos de pergunta e resposta, é possível se estimular habilidades motoras de coordenação e força. |
Kit para alfabetização e desenvolvimento lógico de alunos com dislexia.
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Este kit de peças de plástico projetados em programa gratuito (123D) e impressos em 3D foi inspirado nos exercícios de ligar pontos presentes na Apostila da Sociedade Brasileira de Dislexia. Os mesmos dão uma noção tridimensional para os exercícios da apostila, permitindo ainda a construção de letras e figuras. Os mesmos são utilizados nas aulas do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CEREI). |
Kit para Ensino de automação para alunos com deficiência visual.
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Este kit foi desenvolvido de modo a permite uma opção de Ensino de automação (ao nível técnico ou graduação) para alunos com deficiência visual. O mesmo é composto por um Sistema de tanques interligados que simulam uma planta industrial. Foram utilizados materiais de baixa custo como motobombas de lavadoura e aquários. A interface mostrada na parte inferior da foto é feita utilizando a placa Arduino, um Sistema de audiodescrição e botões com legenda em Braille impressa em 3D. Para este Sistema foi contratado o serviço de uma empresa especializada em móveis para se fazer uma mesa-plataforma apropriada para suportar o peso do maquinário. |
Módulo Euler para Ensino de operações matémáticas básicas para deficientes visuais
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O módulo Euler é um Sistema de Ensino de operações básicas de matemática para deficient visuais que conta com resposta em Braille (discos verdes nas fotos impressos em 3D), audiodescrição e cartões do tipo RFID com numeração em autorelevo. |
Módulo Euclides para Ensino de geometria para deficientes visuais
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O modulo Euclides é um Sistema com estimulos táteis e visuais para Ensino de geometria. Cada botão ao lado da figura aciona descrições das mesmas. O módulo também pode ser usado no modo jogo contendo perguntas e respostas. |