Material de apoio para o curso OBR Nacional

Menu Dropdown Horizontal - Linha de Código

Nesta página você encontrará o material de apoio para o Curso Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O curso consiste em uma experimentação prática dos conceitos da robótica por meio do Kit de Robótica CyRoS 1.0 baseado em Arduino e programado por meio do DuinoMaker.

No menu ao lado você encontrará os links para os tópicos, basta clicar naquele que você desejar. 

Dicas Gerais

Antes de começar o curso veja o video de como instalar e utilizar o zoom e como compartilhar as tarefas no Padlet.

Instalando e utilizando o Zoom

Publicando no Padlet

Dia 1

Dia 1 - Conhecendo a eletrônica e a programação

No primeiro dia do curso nós sugerimos que sejam trabalhados os conceitos iniciais de programação visual, utilizando o DuinoMaker, para desenvover projetos com o Arduino. A exploração de conceitos é mão na massa e utiliza um sensor ultrassônico e um senso de linha. O sensor ultrassônico é utilizado para medir distância entre outras variáveis e o sensor de linha é capax de medir a reflectância e, na OBR, é usado para detectar linhas pretas em uma pista de cor branca.

Instalando a IDE do Arduino

O Arduino UNO é a placa de desenvolvimento utilizada no curso. Trata-se de um microcontrolador que atua como “cérebro” do robô epode ser usado também em vários projetos de automação, internet das coisas, arte interativa e outros.

Veja o vídeo ao lado para saber como baixar e instalar a IDE do Arduino no seu computador.

Testando a comunicação computador e Arduino

Para enviar um código ao Arduino, é necessário que se selecione o modelo correto e a porta na qual o mesmo está conectado. Veja o vídeo ao lado.

Testando a continuidade dos fios ("jumpers") sem multímetro

Você sabia que algumas vezes os projetos que envolvem eletrônica não funcionam porque os componentes não estão bem conectados? Muitas vezes não temos um multímetro que é o equipamento utilizado para medir a continuidade no fioi. Nesse caso, utilize o Arduino para saber se os fios estão funcionando corretamente. 

Clique no botão abaixo e execute o que está no pdf.

Testando o Sensor Ultrassônico

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Testando o Sensor de linha

O sensor de linha é um sensor de reflectância que é composto por emissor e um receptor de luz infravermelha. A luz é emitida pelo sensor, reflete em um objeto e retorna para o sensor. Porém, se o objeto é escuro, uma parte da luz é absorvida e não retorna ao sensor. Quando o objeto é claro, a luz reflete e uma maior porção volta ao receptor. 

O sensor usado é o TCRT5000 que possui duas saídas, a digital que indica valores próximos de zero quando o objeto é claro e próximo de 1023 quando o objeto é escuro; e a analógica que varia entre 0 a 1023 para objetos claros a escuros, respectivamente. A distância do sensor ao objeto também influencia nos valores.

Dia 2

Conexão dos motores e do módulo L298

em breve

Programando os motores

em breve

Dia 3

Chassi - montagem das rodas

em breve

Chassi - montagem dos suportes dos sensores e pilhas

em breve

Robô duas rodas e roda livre

em breve

Dia 4

Robô que desvia de obstáculos

em breve

Conteúdo extra - desafio

Robô que segue linha

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Eletrônica Criativa com DuinoMaker

Cartões Eletrônica Básica para Robótica

Os cartões Eletrônica Básica para Robótica foram desenvolvidos para apoiarem aqueles que desejam começar a criar seus primeiros robôs a partir de componentes eletrônicos de baixo custo e não possuem nenhum conhecimento sobre eletrônica. Os mesmos utilizam o Arduino e o DuinoMaker para tornar a experiência de aprendizado prazerosa.

Você deve começar a ler o cartão a partir da face onde o número do cartão encontra-se na parte superior. Se você for imprimí-los, sugerimos imprimir os dois lados do cartão em uma mesma folha A4, formato paisagem, e depois dobrá-la. Você pode plastificá-lo para uma maior durabilidade. Para sugestões de uso clique aqui.

Veja a reportagem da Revista Mundo Robótica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e conheça um pouco mais dos conceitos que envolvem estes cartões.